E-LEARNING COMO ALTERNATIVA DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (UFRN)

  • Sueli Melenau Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ermerson de Oliveira Capistrano Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alice Maria Nascimento Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mauro Lemuel Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Abstract

Este artigo pretende analisar o processo de gestão do curso de Graduação em Administração, desenvolvido através de e-learning e suas ações na perspectiva estratégica. A metodologia utilizada para o estudo foi de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, direcionado pelo método de estudo de caso simples em uma unidade de análise. A obtenção dos dados deu-se por meio de pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas e observações junto aos principais atores internos e análise da plataforma virtual (Moodle). Os resultados demonstraram pontos de melhoria, como da plataforma de ensino e do material didático disponível, e variáveis fortes, como a demanda por novas turmas e a formulação de novos projetos para a continuidade do Curso. As mudanças que estão ocorrendo com a adoção de um posicionamento alinhado aos métodos de educação a distância (EAD) são extremamente benéficas para a qualidade percebida pelos alunos. Conclui-se nesse estudo que o ensino a distância, com base na metodologia de e-learning, demonstra condições sustentáveis e àqueles que saírem na vanguarda do movimento de EAD servirão de referência para as demais instituições.
Published
Oct 20, 2008
How to Cite
MELENAU, Sueli et al. E-LEARNING COMO ALTERNATIVA DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (UFRN). Revista de Negócios, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 37-47, oct. 2008. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/971>. Date accessed: 21 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p37-47.

Keywords

e-learning; graduação; UFRN