ESPAÇO, LUGARES E TERRITÓRIOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA AÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE EDUCAÇÃO

  • Fernando Lincoln Carneiro Leão Mattos Universidade de Fortaleza

Abstract

Este trabalho trata de uma proposta metodológica para trabalho didático em Ambientes Virtuais de Educação (AVE) na Internet. Tem como objetivo descrever em linhas gerais uma "metodologia pedagógica da transformação do espaço em lugar”, enquanto proposta para criação de condições necessárias a práticas essencialmente colaborativas nos AVE. A vinculação dos conceitos de espaço, lugar e território aos AVE deve-se à necessidade de compreensão do ciberespaço, suas possibilidades e limites em processos educativos. Os AVE propiciam as condições instrumentais para a ação didática, porém é necessária a percepção sobre o que representam estes ambientes, enquanto espaços educativos. Um Ambiente Virtual de Educação pode, desta maneira, tornar-se um lugar quando passa a ter significado para as pessoas que o utilizam, que culturalmente o referenciam, nele se experimentam e passam a utilizá-lo como ambiente de relações. Epistemologicamente, portanto, a transformação do espaço em lugar é o processo de imprimir significado ao mundo, através da apreensão, reconhecimento e ordenação de seus fixos e fluxos.
Published
Oct 20, 2008
How to Cite
MATTOS, Fernando Lincoln Carneiro Leão. ESPAÇO, LUGARES E TERRITÓRIOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA AÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE EDUCAÇÃO. Revista de Negócios, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 58-66, oct. 2008. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/967>. Date accessed: 18 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p58-66.

Keywords

Educação a Distância; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Didática