Conectados por Prazer: Redes Sociais Virtuais Móveis Versus Valores de Uso Convergentes

Abstract

As redes sociais se tornaram um fenômeno de integração de pessoas em função das tecnologias de convergência. Estas tecnologias cada vez mais presentes na vida de muitos usuários, independentemente dos valores e das condições sociais envolvidas, reforçam a ampliação social e interação dos grupos envolvidos. Neste cenário, o crescimento dos aplicativos que dão acesso às redes sociais móveis é um exemplo deste fenômeno e é proporcional ao avanço da convergência tecnológica, dado a multifuncionalidade dos dispositivos de tecnologia móvel. Baseado nesse cenário de hiperconexão e tecnologia, foi elaborado um estudo netnográfico sobre redes sociais móveis, em que o aplicativo de mensagens WhatsApp Messenger é o principal objeto de análise, dado os anos de estabilidade e notoriedade pela preferência de uso dos Brasileiros. Assim, foram realizadas algumas comparações promovidas pelos usuários por meio de discussões online a respeito da diversificação de uso do aplicativo no decorrer dos anos, para compreender quais fatores influenciam este posicionamento influente do aplicativo. Logo, o objetivo deste artigo é identificar, através da categorização de usuários, as preferências destes grupos em função da tecnologia móvel desejada e de novos produtos inseridos no mercado, analisando as formas de utilização das redes móveis e suas preferências, sejam elas sociais, hedônicas, utilitárias ou tecnológicas, as quais descrevem a influência nacional com o uso do aplicativo WhatsApp.

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Published
Oct 20, 2020
How to Cite
ARRUDA FILHO, Emílio José Montero; MIRANDA, Juliana Cristina dos Santos. Conectados por Prazer: Redes Sociais Virtuais Móveis Versus Valores de Uso Convergentes. Revista de Negócios, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 45-58, oct. 2020. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/8666>. Date accessed: 05 oct. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2020v25n3p45-58.
Section
Articles

Keywords

Redes Sociais Móveis; Convergência Tecnológica; WhatsApp; Netnografia; Hedonismo