As Implicações da 4ª Revolução Industrial no fenômeno da formação em Administração

  • Thiago Henrique Almino Francisco Universidade Federal de Santa Catarina Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Pedro Antônio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

O objetivo é apresentar um esquema teórico conceitual que tenha a condição de contribuir para aprimorar as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Administração (DCNs) e, portanto, colaborar com o desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), tanto nas modalidades presencial quanto “a distância. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de abordagem fenomenológica, o estudo se desenvolveu por meio de uma entrevista com envolvidos no processo de formação do Administrador e permitiu o desenvolvimento de um esquema teórico, sob a luz da proposta de Strauss e Corbin (2008) e de uma imersão ao fenômeno da aderência das DCNs com o contexto da quarta revolução industrial. A partir da análise temática desenvolvida, foi possível chegar a uma proposta de categoria central, validada  com os pesquisados e que permite adaptações às atuais DCNs.

Published
Jan 29, 2021
How to Cite
FRANCISCO, Thiago Henrique Almino; DE MELO, Pedro Antônio. As Implicações da 4ª Revolução Industrial no fenômeno da formação em Administração. Revista de Negócios, [S.l.], v. 25, n. 4, p. 6-20, jan. 2021. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/8235>. Date accessed: 18 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2020v25n4p6-20.
Section
Articles

Keywords

Administração, Gestão Universitária, Pesquisa Qualitativa, Fenomenologia