GESTÃO SUSTENTÁVEL E CAPACIDADE DINÂMICA DE INOVAÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA SAÚDE

  • Silvia Maria Preczevski PPGA UNINOVE
  • Priscila Rezende da Costa PPGA UNINOVE
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) da UNINOVE
  • Wesley Ricardo de Souza Freitas Mestrado Profissional em Administração Pública em rede Nacional, na Escola de Administração e Negócios (UFMS/ESAN)

Abstract

A criação e operação de empresas de base tecnológica (EBT) são o principal incentivo à inovação nas economias emergentes, especialmente em indústrias que exigem um alto grau de tecnologia, mas que muitas vezes são negligenciadas, como é o caso do setor de saúde. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi verificar como a gestão sustentável dos negócios pode potencializar a capacidade dinâmica de inovação de EBTs da saúde. Especificamente, buscamos: a) identificar os instrumentos de gestão sustentável adotados pelos EBT, considerando o alinhamento das dimensões social, ambiental e econômica; b) verificar se os instrumentos de gestão sustentável criam, ampliam ou modificam a base de recursos utilizada pelos EBTs na geração de inovações; c) mapear as contribuições de instrumentos de gestão sustentável para a capacidade dinâmica de inovação de EBTs. O método qualitativo de estudo de caso múltiplo foi utilizado, com base em entrevistas semiestruturadas com os gerentes de duas EBTS, além de dados secundários obtidos por meio de mídia digital e impressa. Após a coleta dos dados, a análise de conteúdo foi realizada com o software Iramuteq foi utilizado. Quanto aos resultados, verificou-se que, a partir do desenvolvimento de capacidades dinâmicas de inovação, as EBTs investigadas instituíram ações de gestão sustentável que melhoraram seus modelos de negócio, gerando inovações com características frugais e disruptivas, o que levou a melhorias contínuas tanto no processo produtivo como nas ações de gestão sustentável.

Published
May 7, 2019
How to Cite
PRECZEVSKI, Silvia Maria et al. GESTÃO SUSTENTÁVEL E CAPACIDADE DINÂMICA DE INOVAÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA SAÚDE. Revista de Negócios, [S.l.], v. 23, n. 4, p. 25-46, may 2019. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/7526>. Date accessed: 18 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n4p25-46.
Section
Articles

Keywords

Capacidades Dinâmicas, Empresas de Base Tecnológica, Gestão em Saúde