GESTÃO SUSTENTÁVEL E CAPACIDADE DINÂMICA DE INOVAÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA SAÚDE

  • Silvia Maria Preczevski PPGA UNINOVE
  • Priscila Rezende da Costa PPGA UNINOVE
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) da UNINOVE
  • Wesley Ricardo de Souza Freitas Mestrado Profissional em Administração Pública em rede Nacional, na Escola de Administração e Negócios (UFMS/ESAN)

Abstract

A criação e operação de empresas de base tecnológica (EBT) são o principal incentivo à inovação nas economias emergentes, especialmente em indústrias que exigem um alto grau de tecnologia, mas que muitas vezes são negligenciadas, como é o caso do setor de saúde. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi verificar como a gestão sustentável dos negócios pode potencializar a capacidade dinâmica de inovação de EBTs da saúde. Especificamente, buscamos: a) identificar os instrumentos de gestão sustentável adotados pelos EBT, considerando o alinhamento das dimensões social, ambiental e econômica; b) verificar se os instrumentos de gestão sustentável criam, ampliam ou modificam a base de recursos utilizada pelos EBTs na geração de inovações; c) mapear as contribuições de instrumentos de gestão sustentável para a capacidade dinâmica de inovação de EBTs. O método qualitativo de estudo de caso múltiplo foi utilizado, com base em entrevistas semiestruturadas com os gerentes de duas EBTS, além de dados secundários obtidos por meio de mídia digital e impressa. Após a coleta dos dados, a análise de conteúdo foi realizada com o software Iramuteq foi utilizado. Quanto aos resultados, verificou-se que, a partir do desenvolvimento de capacidades dinâmicas de inovação, as EBTs investigadas instituíram ações de gestão sustentável que melhoraram seus modelos de negócio, gerando inovações com características frugais e disruptivas, o que levou a melhorias contínuas tanto no processo produtivo como nas ações de gestão sustentável.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
May 7, 2019
How to Cite
PRECZEVSKI, Silvia Maria et al. GESTÃO SUSTENTÁVEL E CAPACIDADE DINÂMICA DE INOVAÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA SAÚDE. Revista de Negócios, [S.l.], v. 23, n. 4, p. 25-46, may 2019. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/7526>. Date accessed: 17 aug. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n4p25-46.
Section
Articles

Keywords

Capacidades Dinâmicas, Empresas de Base Tecnológica, Gestão em Saúde