Simbolismo e Construção da Identidade por meio do Consumo de Cerveja Artesanal
Abstract
O mercado de cervejas artesanais tem crescido, no Brasil, mesmo em meio a instabilidades econômicas e políticas. Assim, esta pesquisa buscou identificar aspectos simbólicos atribuídos à cerveja artesanal e como estes contribuem na expressão identitária de seus consumidores. O estudo tem caráter qualitativo e utilizou-se, para a coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com apreciadores de cerveja artesanal nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Identificaram-se, nas respostas, aspectos simbólicos quanto ao consumo da bebida relacionados a bem-estar, integração social, novas experiências e requinte. Quanto aos aspectos identitários, os consumidores se veem como pessoas exigentes, sofisticadas, curiosas, que possuem vínculos sociais e de adequado poder aquisitivo para o consumo do referido produto. Dessa forma, ao considerar que a cerveja artesanal possui significados, por meio de seu consumo, o indivíduo expressa as suas caraterísticas, ou seja, os bens tornaram-se símbolos identitários, ao tornarem visível a identidade da pessoa. Sob o ponto de vista teórico, este trabalho é relevante, pois o estudo é pioneiro na identificação de relações entre aspectos simbólicos e identitários do consumo de cervejas artesanais. Em termos gerenciais, ao se analisar os significados e emoções atribuídos pelos consumidores às cervejas artesanais, ao ato de consumi-las e a si mesmos como apreciadores e consumidores da bebida, foi possível identificar temáticas a serem abordadas em campanhas de marketing por empresas do ramo. Outros estudos comparando consumidores de diferentes países podem identificar diferentes relações simbólico-identitárias e relacioná-las com dimensões culturais mais amplas.Downloads
Download data is not yet available.
Published
Feb 8, 2019
How to Cite
FERREIRA, Ana Cristina et al.
Simbolismo e Construção da Identidade por meio do Consumo de Cerveja Artesanal.
Revista de Negócios, [S.l.], v. 23, n. 3, p. 19-35, feb. 2019.
ISSN 1980-4431.
Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/7522>. Date accessed: 08 june 2023.
doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n3p19-35.
Issue
Section
Articles
Keywords
Simbolismo, Identidade, Cerveja Artesanal.
Click here for the copyright statement.