Responsabilidade Social universitária: um estudo sobre seu significado para os representantes dos grupos de interesse de uma universidade.

  • Carla de Cássia Nardelli Vieira
  • Sheila Patrícia Ramos Beckhauser FURB
  • Iara Regina dos Santos Parisotto

Abstract

Este estudo tem como objetivo analisar como os representantes dos grupos de interesse compreendem a responsabilidade social universitária da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Para atingir este objetivo optou-se por estudo exploratório, qualitativo e estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com 23 membros do Conselho Universitário e documentos. Para a análise e interpretação dos dados coletados foram utilizadas a análise de conteúdo e a análise documental. Como resultados este estudo apontou a dificuldade de institucionalizar ações de responsabilidade social universitária, as quais são realizadas, mas estão fragmentadas e desarticuladas de forma a não propiciar condições para a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Este aspecto reflete no relacionamento com os stakeholders, que muitas vezes não encontram os canais para especificar suas demandas, bem como conhecer o que é feito pela Instituição. Esta fragilidade pode estar influenciando na percepção da imagem da Instituição por seus stakeholders, que a julgam como reativa e fechada.

Published
May 7, 2019
How to Cite
VIEIRA, Carla de Cássia Nardelli; BECKHAUSER, Sheila Patrícia Ramos; PARISOTTO, Iara Regina dos Santos. Responsabilidade Social universitária: um estudo sobre seu significado para os representantes dos grupos de interesse de uma universidade.. Revista de Negócios, [S.l.], v. 23, n. 4, p. 7-24, may 2019. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/7495>. Date accessed: 16 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n4p7-24.
Section
Articles

Keywords

responsabilidade social universitária; teoria dos stakeholders; impacto universitário.