Orientação Empreendedora, Capacidade de Aprendizagem Organizacional e Desempenho Inovador no Setor Microcervejeiro

  • Linda Jessica De Montreuil Carmona Regional University of Blumenau (FURB)
  • Leandro Cerutti Jr. Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Giancarlo Gomes Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Pedro Lucas Resende Melo Universidade Paulista (UNIP)

Abstract

O setor microcervejeiro vem ganhando visibilidade e conquistando o gosto do consumidor brasileiro de cervejas especiais, cujos fabricantes apostam por uma produção artesanal ou semiartesanal, focando na inovação dos produtos, na qualidade das matérias primas e na utilização de regras de produção rígidas. A presente pesquisa qualitativa teve como objetivo analisar a relação entre a orientação empreendedora (OE) e a capacidade de aprendizagem organizacional (CAO) na geração de desempenho inovador (DI) e organizacional (DO) em um conjunto de sete organizações do setor microcervejeiro, sediadas em cinco cidades do Estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas, aplicadas a oito gestores e colaboradores da área de produção das microcervejarias, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram à verificação da relação entre a OE e a CAO como antecedentes do processo inovativo e como facilitadores do desempenho inovador e organizacional. Ainda, observou-se que a centralização de autoridade na organização familiar, estrutura típica do setor microcervejeiro catarinense, desacelera a inovação de produtos.

Published
Jul 13, 2018
How to Cite
DE MONTREUIL CARMONA, Linda Jessica et al. Orientação Empreendedora, Capacidade de Aprendizagem Organizacional e Desempenho Inovador no Setor Microcervejeiro. Revista de Negócios, [S.l.], v. 22, n. 3, p. 64-80, july 2018. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/7360>. Date accessed: 23 may 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2017v22n3p64-80.

Keywords

Inovação de produtos; Orientação Empreendedora; Capacidade de Aprendizagem Organizacional; Desempenho; Microcervejarias.