A Importância do Ensino Empreendedor na Formação do Nível Técnico

Marcos Hashimoto, Ranulfo Soares da Fonseca Jr

Abstract


Este estudo analisou as propostas de ensino de empreendedorismo no ensino técnico profissionalizante. A carreira empreendedora é opção de 64% dos alunos de cursos técnicos patrocinados pelo Estado. A formação empreendedora nestes cursos é diferenciada, cuja proposta final é o fortalecimento da personalidade do aluno e o desenvolvimento das capacidades de iniciativa, criação, planejamento e inserção competitiva no mercado. As escolas técnicas vêm mostrado importância fundamental para a amplitude de formação de mão de obra. Para esta análise, apresentamos dois programas de metodologia pedagógica do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e outra da ETEC – Escolas Técnicas de Instituto Paula Souza. Ambas as instituições de ensino são voltadas para o ensino empreendedor documentado através das bibliografias e do programa de ensino desde o processo de ingresso no curso até a sua finalização. Os resultados demonstraram que, mais do que a simples formação do aluno em conceitos e práticas empreendedoras, as instituições analisadas buscam a formação de competências empreendedoras de seus alunos, integrados a todo o processo educacional, dentro e fora de sala de aula, como forma de aumentar as chances de sucesso do futuro empreendedor.


Keywords


Entrepreneurship; Entrepreneurship Education; Secondary Education;



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n3p7-18

Directories

Indexers

http://diadorim.ibict.br
http://pkp.sfu.ca/node/3747

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.