A Importância do Ensino Empreendedor na Formação do Nível Técnico

  • Marcos Hashimoto Faculdade Campo Limpo Paulista University of Indianapolis
  • Ranulfo Soares da Fonseca Jr Senac Sao Paulo

Abstract

Este estudo analisou as propostas de ensino de empreendedorismo no ensino técnico profissionalizante. A carreira empreendedora é opção de 64% dos alunos de cursos técnicos patrocinados pelo Estado. A formação empreendedora nestes cursos é diferenciada, cuja proposta final é o fortalecimento da personalidade do aluno e o desenvolvimento das capacidades de iniciativa, criação, planejamento e inserção competitiva no mercado. As escolas técnicas vêm mostrado importância fundamental para a amplitude de formação de mão de obra. Para esta análise, apresentamos dois programas de metodologia pedagógica do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e outra da ETEC – Escolas Técnicas de Instituto Paula Souza. Ambas as instituições de ensino são voltadas para o ensino empreendedor documentado através das bibliografias e do programa de ensino desde o processo de ingresso no curso até a sua finalização. Os resultados demonstraram que, mais do que a simples formação do aluno em conceitos e práticas empreendedoras, as instituições analisadas buscam a formação de competências empreendedoras de seus alunos, integrados a todo o processo educacional, dentro e fora de sala de aula, como forma de aumentar as chances de sucesso do futuro empreendedor.

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Published
Feb 8, 2019
How to Cite
HASHIMOTO, Marcos; FONSECA JR, Ranulfo Soares da. A Importância do Ensino Empreendedor na Formação do Nível Técnico. Revista de Negócios, [S.l.], v. 23, n. 3, p. 7-18, feb. 2019. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/7303>. Date accessed: 17 aug. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n3p7-18.
Section
Articles

Keywords

Entrepreneurship; Entrepreneurship Education; Secondary Education;