SUGESTÃO DE ETAPAS PARA A ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO EMPRESARIAL DE PEQUENAS EMPRESAS

  • Thomaz Martins de Aquino Graduando em Economia Empresarial e Controladoria na instituição Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP
  • Luciano Thomé e Castro Professor Dr. do Departamento de Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP

Abstract

Sendo a gestão compreendida como a forma que empresas organizam suas atividades, conduzem seu trabalho, alcançam seus objetivos e devem agir em situações diversas, este trabalho teve como objetivo identificar as etapas necessárias para a construção de uma gestão empresarial em pequenas empresas. Para tal, realizou-se uma revisão da literatura sobre métodos conhecidos, como Balanced Scorecard, Business Process Management, Modelo de Excelência da Gestão, PDCA e Business Model Canvas. Seguindo por uma análise comparativa entre as diferentes metodologias a fim de identificar quais as atividades de gestão mais recorrentes. Entre os principais resultados está a elaboração de um framework de sugestão para as boas práticas de gestão, dividido em 5 grupos de atividades relacionados às fases lógicas da gestão empresarial: Visão de Futuro, Entrega de Valor, Atribuição de Responsabilidades, Controle de Recursos e Crescimento de Longo Prazo. Assim, sugere-se que um trabalho futuro interessante seria a aplicação do modelo seguido por estudo de caso para averiguar o grau de efetividade na organização.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
Apr 11, 2018
How to Cite
DE AQUINO, Thomaz Martins; E CASTRO, Luciano Thomé. SUGESTÃO DE ETAPAS PARA A ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO EMPRESARIAL DE PEQUENAS EMPRESAS. Revista de Negócios, [S.l.], v. 21, n. 3-4, p. 39-49, apr. 2018. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/6652>. Date accessed: 09 june 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2016v21n3-4p39-49.
Section
Articles

Keywords

modelo de gestão; pequena empresa; estratégia.