A influência do envolvimento da equipe produtiva e da frequência de interação no desempenho operacional de novos produtos.

  • Sheila Patrícia Ramos Beckhauser FURB
  • Daniele de Lourdes Curto da Costa Martins Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Luciano Castro de Carvalho Fundação Universidade Regional de Blumenau

Abstract

O objetivo do estudo é verificar a influência do envolvimento da equipe produtiva e da frequência de interação no desempenho operacional de novos produtos.  Verificou-se ainda e a frequência de interação modera a relação entre o envolvimento da equipe produtiva e o desempenho operacional. Para tanto, o estudo caracteriza-se como descritivo e quantitativo. A amostra foi composta por 86 empresas do setor produtivo. A análise dos dados foi realizada por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados demonstraram que o Envolvimento Interno possui influência de 22,6% sobre o Desempenho Operacional e a frequência de interação de 34,1%. Já a frequência de interação (força do laço) enquanto variável moderadora entre o Envolvimento da Equipe Interna e Desempenho Operacional não foi significante. Assim, sugere-se que o envolvimento interno influencia o desempenho operacional, porém a frequência de interações com a equipe interna é mais significante do que a própria integração em si.

Published
Aug 1, 2018
How to Cite
BECKHAUSER, Sheila Patrícia Ramos; MARTINS, Daniele de Lourdes Curto da Costa; CARVALHO, Luciano Castro de. A influência do envolvimento da equipe produtiva e da frequência de interação no desempenho operacional de novos produtos.. Revista de Negócios, [S.l.], v. 22, n. 4, p. 56-67, aug. 2018. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/6465>. Date accessed: 21 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2017v22n4p56-67.
Section
Articles

Keywords

Desenvolvimento de novos produtos; desempenho operacional; equipe produtiva.