Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal

  • Fernando Oliveira Tavares Universidade Portucalense Infante D. Henrique Departamento de Economia, Gestão e Informática Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541-619 4200 – 072 Porto, Portugal
  • Luís Pacheco Universidade Portucalense Infante D. Henrique Departamento de Economia, Gestão e Informática Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541-619 4200 – 072 Porto, Portugal
  • Pedro Ferreira Sousa Universidade Portucalense Infante D. Henrique Departamento de Economia, Gestão e Informática Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541-619 4200 – 072 Porto, Portugal

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar as variáveis responsáveis pela atratividade dos shoppings. O método utilizado é quantitativo e exploratório. Foi efetuado um inquérito por questionário à população residente na área metropolitana do Porto, em Portugal. Os shoppings dispõem de meios de atração e modernidade e tornam-se em grandes centros de lazer e convívio, onde a vida social ganha novos contornos e as vivências citadinas se reinventam, concorrendo entre si para atrair o maior número possível de visitantes. Os resultados apresentam nove fatores com relevância na atratividade dos shoppings: a publicidade, os níveis de consumismo, o lazer, o estatuto social, a praça de restauração, a higiene e segurança, os cinemas, os hipermercados e as lojas de tecnologia. Apesar de tratar-se de um estudo exploratório, os nove fatores encontrados são uma contribuição para estudos na área do varejo, merecendo a atenção por parte de planejadores e operadores de shoppings.
Published
Jan 28, 2015
How to Cite
TAVARES, Fernando Oliveira; PACHECO, Luís; SOUSA, Pedro Ferreira. Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal. Revista de Negócios, [S.l.], v. 19, n. 4, p. 84-103, jan. 2015. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/4441>. Date accessed: 18 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n4p84-103.

Keywords

Shoppings, necessidades do consumidor, atratividade dos shoppings, motivações de compra, varejo urbano.