Consumo, emoções e prática de esporte entre mulheres: Uma investigação sobre os antecedentes emocionais do consumo feminino de esporte

João Felipe Rammelt Sauerbronn, Denise Franca Barros, Eduardo André Teixeira Ayrosa, Marta Cristina Nunes Cruz Fleming

Abstract


As emoções são fenômenos importantes para a formação de significados de consumo e para a definição de valores de consumo de bens e serviços. Elias (1992), Nista-Piccolo e Winterstein (1995) e Spink (2012), sustentam que a prática de esportes e o consumo de produtos e eventos esportivos parecem estar fortemente relacionados às emoções. O presente estudo tem como objetivo examinar os antecedentes emocionais do consumo feminino de esporte e espera-se contribuir para a melhor compreensão das emoções associadas ao consumo referente à prática de esportes. Partimos de uma perspectiva sociológica na qual as interações sociais têm influência na construção das emoções. O córpus de dados foi construído a partir de entrevistas em profundidade, que foram interpretados a partir da análise de discurso. Durante a análise buscou-se observar fatores emocionais que afetam a construção das suas suposições de consumo, e como essas suposições se transformam em valores de consumo femininos de esporte. A análise das entrevistas mostrou que os sentimentos posi tivos e negativos das mulheres em relação ao consumo de esporte são determinados em grande parte pelas sanções e incentivos emocionais advindos do seu ambiente social: família e escola. Se a família e a escola são importantes formadores deste mundo social das emoções, o corpo é o local de residência das premissas de consumo feminino de esporte. A aceitação ou rejeição do corpo move a mulher rumo à sua modificação, sua aceitação ou a simples negação das sanções emocionais da sociedade. Fica claro, o papel do corpo como espaço individual de exposição e avaliação das premissas de consumo, onde a mulher expõe mais diretamente seus significados de consumo e se sujeita a avaliação externa.

Keywords


Estudo de Consumo; Esporte; Emoções; Mercadologia



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n4p3-20

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