INFLUÊNCIA DE VALORES FAMILIARES NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS

Otto Jaime Ferreira, Cristiano de Almeida Cunha

Abstract


Investigação levada a efeito em estudo de multi-caso junto a pequenas empresas concluiu que estas não tomam decisões estratégicas considerando as oportunidades e ameaças identificadas nos dados coletados nos referências que, realmente influenciam os seus negócios. A formulação de estratégias nessas empresas basicamente fica condicionada a crenças e valores da sua cultura organizacional, considerados fatores chave de sucesso do seu empreendimento. O fundador tem influência fundamental ao imprimir os valores éticos na família e que se incorporam na cultura organizacional, direcionando o processo decisório na formulação de estratégias, sob o prisma da disciplina e da educação os sucessores ao herdarem esses valores assumem a missão de continuar fabricando os produtos como se fossem um compromisso da família. O processo de formulação das estratégias de negócio tem como condicionante a crença na fidelidade e confiança dos membros da família e no respeito aos valores instituídos, como diretriz estratégica para as oportunidades de mercado. Na medida em que esses empreendedores consideram os valores do seu aprendizado na tomada de decisões de forma empírica e alheios ao termo estratégia, a formulação da escolha estratégica acaba por coincidir com as várias estratégias essenciais para o sucesso no mundo dos negócios.

Keywords


Formulação de Estratégias; Cultura e Estratégia Organizacional; Decisões Estratégicas; Valores Familiares



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.1999v4n3p%25p

Directories

Indexers

http://diadorim.ibict.br
http://pkp.sfu.ca/node/3747

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.