ESTRATÉGIAS DE COMPETITIVIDADE EM NOVAS E PEQUENAS EMPRESAS

  • Leonel Cezar Rodrigues
  • Emerson Moisés labes

Abstract

Este artigo aborda a incorporação de estratégias competitivas em empresas bem-sucedidas e foi elaborado a partir de uma pesquisa em novas e pequenas empresas na ,região Oeste do Estado de Santa Catarina. Optou-se pesquisar estes e segmento de empresas devido à sua importância econômica. Os principais fatores de competitividade apontados pela literatura e considerados no estudo são os propósitos organizacionais, as principais práticas de gestão de negócios, os fatores chave de sucesso, a percepção pelo empreendedor da pressão das forças competitivas sobre o seu negócio, o foco da agregação de valores nos produtos ou serviços da empresa e a reputação presumida pelo empreendedor de seu negócio. Identificou-se o perfil predominante de características de competitividade nas novas e pequenas empresas bem-sucedidas a partir da ênfase dos fatores de competitividade dessas empresas. A postura de agressividade mercadológica dos empresários determina o perfil competitivo destas organizações. Elas voltam-se amiúde para o ambiente externo e adotam um número significativo de estratégias de preço de mercado e qualidade de produto ou serviço o marketing das novas e pequenas empresas bem-sucedidas em geral é baseado principalmente na sua arquitetura de relacionamento externo e na qualidade dos produtos e serviços que oferece. Pode-se observar que os diversos indicadores utilizados para análise dos fatores de competitividade e estratégias nas novas e pequenas empresas bem-sucedidas, revelam que essas empresas focalizam o mercado e adotam varias estratégias de competitividade.
Published
Jun 25, 2007
How to Cite
RODRIGUES, Leonel Cezar; LABES, Emerson Moisés. ESTRATÉGIAS DE COMPETITIVIDADE EM NOVAS E PEQUENAS EMPRESAS. Revista de Negócios, [S.l.], v. 4, n. 3, june 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/417>. Date accessed: 21 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.1999v4n3p%p.

Keywords

Competitividade; estratégias; estratégias competitivas; pequenas empresas