CONSÓRCIOS DE EXPORTAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PMES

  • Charles Schwanke
  • Ivo M. Theis

Abstract

As PMEs que tentam atuar na atividade exportadora encontram grandes dificuldades para desenvolver a exportação direta de seus produtos e/ou serviços. Elas teriam que executar individualmente as tarefas de pesquisa e seleção de mercados, produção, comercialização e logística de exportação, etc. Essas tarefas estão fora do alcance das PMEs, por limites financeiros, de capacitação de pessoal, infra-estrutura organizacional, conhecimento dos mercados e habilidades para exportar. Está aí a razão de ser do estudo que resultou no presente paper: com ele se pretendeu conhecer as dificuldades das PMEs brasileiras no seu esforço de internacionalização e, sobretudo, analisar os consórcios de exportação como ferramentas para superá-las apropriadamente.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
Jun 25, 2007
How to Cite
SCHWANKE, Charles; THEIS, Ivo M.. CONSÓRCIOS DE EXPORTAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PMES. Revista de Negócios, [S.l.], v. 5, n. 4, june 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/387>. Date accessed: 16 aug. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2000v5n4p%p.

Keywords

comércio internacional; consórcios de exportação; estratégias de internacionalização; Pequenas e Médias Empresas (PMEs)