CONSÓRCIOS DE EXPORTAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PMES
Abstract
As PMEs que tentam atuar na atividade exportadora encontram grandes dificuldades para desenvolver a exportação direta de seus produtos e/ou serviços. Elas teriam que executar individualmente as tarefas de pesquisa e seleção de mercados, produção, comercialização e logística de exportação, etc. Essas tarefas estão fora do alcance das PMEs, por limites financeiros, de capacitação de pessoal, infra-estrutura organizacional, conhecimento dos mercados e habilidades para exportar. Está aí a razão de ser do estudo que resultou no presente paper: com ele se pretendeu conhecer as dificuldades das PMEs brasileiras no seu esforço de internacionalização e, sobretudo, analisar os consórcios de exportação como ferramentas para superá-las apropriadamente.Downloads
Download data is not yet available.
Published
Jun 25, 2007
How to Cite
SCHWANKE, Charles; THEIS, Ivo M..
CONSÓRCIOS DE EXPORTAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PMES.
Revista de Negócios, [S.l.], v. 5, n. 4, june 2007.
ISSN 1980-4431.
Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/387>. Date accessed: 09 dec. 2023.
doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2000v5n4p%p.
Section
Artigos
Keywords
comércio internacional; consórcios de exportação; estratégias de internacionalização; Pequenas e Médias Empresas (PMEs)
Click here for the copyright statement.