CONSÓRCIOS DE EXPORTAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PMES

Charles Schwanke, Ivo M. Theis

Abstract


As PMEs que tentam atuar na atividade exportadora encontram grandes dificuldades para desenvolver a exportação direta de seus produtos e/ou serviços. Elas teriam que executar individualmente as tarefas de pesquisa e seleção de mercados, produção, comercialização e logística de exportação, etc. Essas tarefas estão fora do alcance das PMEs, por limites financeiros, de capacitação de pessoal, infra-estrutura organizacional, conhecimento dos mercados e habilidades para exportar. Está aí a razão de ser do estudo que resultou no presente paper: com ele se pretendeu conhecer as dificuldades das PMEs brasileiras no seu esforço de internacionalização e, sobretudo, analisar os consórcios de exportação como ferramentas para superá-las apropriadamente.

Keywords


comércio internacional; consórcios de exportação; estratégias de internacionalização; Pequenas e Médias Empresas (PMEs)



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2000v5n4p%25p

Directories

Indexers

http://diadorim.ibict.br
http://pkp.sfu.ca/node/3747

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.