Conhecimentos e habilidades de comunicação para empreendedores nas fases iniciais do ciclo de vida organizacional de Adizes

Eduardo de Carli, Alexandre Meira Vasconcelos, Álvaro Guillermo Rojas Lezana

Abstract


Este artigo identifica as habilidades e conhecimentos de comunicação necessários ao empreendedor durante as fases de crescimento do ciclo de vida organizacional de Adizes (2004): Namoro, Infância, Toca-toca, Adolescência e Plenitude Inicial. Trata-se de um estudo teórico prescritivo baseado no modelo de CVO de Adizes e em artigos teórico-empíricos sobre comunicação e empreendedorismo. Observou-se que, em cada etapa, o empreendedor deve acessá-la e/ou desenvolvê-la para que a organização sobreviva e avance para fases posteriores. Destaca-se que, nas fases iniciais do ciclo em questão, a comunicação está centrada na figura do empreendedor e, aos poucos,se torna mais profissional, formal, integrada e mediada por tecnologias, o que evidencia que a evolução da comunicação acompanha o desenvolvimento pessoal e profissional do empreendedor e seu empreendimento. Na fase de Namoro, a comunicação concentra-se no compartilhamento de ideias e sentimentos com o objetivo de angariar adeptos de seus ideais. Na Infância, a comunicação ocorre do empreendedor para seus subordinados principalmente de forma oral, face a face, uma vez que há pouca hierarquia. Na fase Toca-Toca, há a continuidade do segundo estágio, a empresa apresenta-se em ascensão, de forma rápida, porém desordenada, e as tarefas do dia-a-dia são desempenhadas crise após crise. Na fase de adolescência organizacional, a empresa está em um período de desenvolvimento, no qual acontece a profissionalização, a delegação de funções e uma maior interdependência dos setores. Na Plenitude Inicial do empreendimento há equilíbrio, com sistemas bem estruturados, e a característica fundamental de comunicação está relacionada à formalização de procedimentos, para assegurar informações suficientes para o desempenho das atividades, de forma clara e objetiva. Um quadro síntese é apresentado ao final do artigo com os conhecimentos e habilidades de comunicação necessários a cada fase do ciclo.


Keywords


Empreendedorismo; comunicação organizacional; ciclo de vida organizacional, modelo de CVO de Adizes, conhecimentos e habilidades



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n2p21-35

Directories

Indexers

http://diadorim.ibict.br
http://pkp.sfu.ca/node/3747

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.