Estratégia dos negócios: Obstáculos encontrados para a consolidação da TV Digital no Brasil e seus impactos na cadeia produtiva eletroeletrônica na perspectiva da teoria dos stakeholders

Roberto Bazanini, Hewdy Lobo Ribeiro, Homero Leoni Bazanini

Abstract


Com a implantação da TV Digital no Brasil em 02 de dezembro de 2007, os gestores da industria de eletro-eletrônicos, naturalmente, esperavam por impactos na cadeia produtiva em decorrência da promessa de forte aquecimento desse mercado. Por intermédio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e entrevista em profundidade junto aos executivos da indústria de eletro-eletrônicos, o objetivo da pesquisa está em diagnosticar os obstáculos encontrados para consolidação da TV Digital no Brasil e suas possíveis mudanças estratégicas com o surgimento de um novo cenário resultante das expectativas que se apresentavam no mercado brasileiro e suas implicações em termos de uma nova configuração do complexo eletroeletrônico na percepção da teoria dos stakeholders. Os resultados da pesquisa apontam que, na percepção dos pesquisados, embora as vendas de TV Digital tenham crescido acentuadamente nos últimos dois anos, na perspectiva dos executivos da industria de eletro-eletrônicos, o processo ainda não se consolidou, as expectativas previstas não se concretizaram e, consequentemente, os impactos sobre a cadeia produtiva referentes ao impacto que a TV Digital provocaria nessa industria está num patamar abaixo do esperado por fatores técnicos e associados, principalmente, à falta de integração dessa indústria junto aos stakeholders dominantes representados pelos radiodifusores e pelo governo federal. A contribuição da pesquisa está em discutir a aplicabilidade da teoria dos stakeholders no setor das telecomunicações em seus aspectos econômicos, técnicos e políticos. As limitações do trabalho está em analisar o processo de consolidação da TV Digital no Brasil na perspectiva dos executivos da indústria eletroeletrônica, por isso, sugere-se para futuras pesquisas estudos sobre os demais agentes fomentadores.

 


Keywords


: Estratégia dos Negócios; Indústria de Eletroeletrônicos; Stakeholders; Telecomunicações; TV Digital.



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n1p70-93

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