Marketing: Gestão e conhecimento científico

  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thiago Meneghel Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberto Carlos dos Santos Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

Como campo de aplicação, o Marketing tem na Mercadologia sua principal disciplina de referência científica. A epistemologia entre os planos teórico e de aplicação em Marketing identifica os níveis científico, tecnológico e de atendimento a demandas como para construção de conhecimento. Marketing é resultado de produção de natureza tecnológica aplicada dinâmica do mercado e ao gerenciamento das relações entre seus agentes, especialmente as organizações. Neste artigo, são descritos a contextualização do Marketing e da Mercadologia no Brasil, na teoria e prática nas ciências sociais aplicadas e na relação com mídia e gestão do conhecimento. Caracteriza-se o Marketing como um campo de aplicação do conhecimento das relações sócio-interativas do mercado, que, como tal, reúne ciência, tecnologia e arte.
Published
Apr 1, 2013
How to Cite
SOUSA, Richard Perassi Luiz de; RODRIGUES, Thiago Meneghel; PACHECO, Roberto Carlos dos Santos. Marketing: Gestão e conhecimento científico. Revista de Negócios, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 53-62, apr. 2013. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/3617>. Date accessed: 18 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n1p53-62.