AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS A INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DO SUPRA

Leonel Cezar Rodrigues, Gérson Tontini, Fabrícia Durieux Zucco

Abstract


O ensino superior mudou e está sendo reestruturado. A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96), entre outras determinações, concede maior autonomia às universidades, particularmente no que diz respeito ao processo de seleção de alunos e à criação de novos cursos. Universidades, como a Regional de Blumenau (FURB) e a do Vale do Itajaí (UNIVALI), terão que divulgar sempre o período e a forma de seleção à entrada, independentemente do sistema que desenvolverem ou adotarem. Mais que isto, elas podem usar este processo para melhorar sua atratividade institucional. Olhando o processo neste sentido, o objetivo deste artigo é analisar o marketing praticado pela FURB e UNIVALI no seu sistema de seleção, Sistema Universitário de Prova por Área (SUPRA), e apontar requisitos básicos para um real gerenciamento do marketing e da comunicação do processo seletivo. Para alcançar este objetivo, utilizou-se duas abordagens de pesquisa: uma qualitativa junto aos envolvidos no processo administrativo das duas Universidades, e outra quantitativa com uma amostra de 200 estudantes dos cursos pré-vestibulares da região de Blumenau. Ao analisar e interpretar os resultados percebe-se que as abordagens de desenvolvimento e aperfeiçoamento das estratégias de marketing utilizadas foram focadas principalmente na promoção do SUPRA. A comunicação transmitiu e tornou inteligível os conceitos, como indica o alto índice de compreensão (81%) quando a propaganda foi apresentada ao público-alvo. Ao mesmo tempo em que os dados coletados mostram que o marketing praticado no SUPRA cumpriu o conceito de diferenciação proposto na sua criação, mostram também que o SUPRA, apesar do seu comportamento independente, nasceu para ser um processo e não um fim em si. Talvez este seja o grande dilema. O sistema deve representar as duas Universidades e não a si próprio, pois serve apenas como instrumento de acesso ao ensino superior.

Keywords


Universidade Regional de Blumenau - Exame vestibular; Universidade do Vale do Itajaí - Exame vestibular; Marketing



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2002v7n1p%25p

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