ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA COMPETITIVIDADE DE SAQUE E MOVIMENTAÇÃO BANCÁRIA: O CARTÃO TEEN

Amélia Silveira, Roberto Cavallieri

Abstract


O objetivo foi propor um plano de marketing para o cartão "Teen", do Banco do Brasil S.A, um produto bancário para jovens entre 13 e 20 anos, não universitários. Para tanto, o primeiro passo foi identificar, na literatura, os itens ou passos para embasar a estrutura do plano de marketing. Foi desenvolvida, em seqüência, uma pesquisa empírica, de natureza exploratória, adotando os métodos qualitativo e quantitativo para coleta de dados. Os resultados subsidiaram a proposição de um plano de marketing para o cartão "Teen", contendo, primeiramente, a definição da situação interna e externa , da análise de oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos, assim como os objetivos, as estratégias de marketing, o programa de ação e o controle. Este plano pode ser usado como modelo, para qualquer produto bancário. A conclusão é de que para os gerentes gerais, os "Teens" utilizam seu cartão para saques, em caixas eletrônicos, gastos em "shoppings" e lanchonetes, com maior freqüência nos finais de semana. Para os "Teens", o cartão é importante para sacar mesadas, em caixas eletrônicos, e pagar suas contas, além de pretenderem tê-lo como um cartão de crédito. Há pontos coincidentes e divergentes na forma dos gerentes gerais e dos clientes entenderem o cartão "Teen", e que um plano de marketing estruturado, servirá de base para amparar estudos mais específicos, conduzindo a um gradativo direcionamento do produto, em estudo.

Keywords


Plano de Marketing; Plano; "Teens"; Marketing



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2002v7n1p%25p

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