ANÁLISE DOS ASPECTOS DE VIABILIDADE DE IMPLANTACAO DE UMA EMPRESA DE COLETA, SELETIVA DE LIXO URBANO, TOMANDO POR BASE O CASO DA CIDADE DE POMERODE - SC

  • Valter Augusto Krauss

Abstract

O problema do gerenciamento, tratamento e destino do lixo é tão antigo quanto o próprio ser humano, e tem crescido substancialmente na medida em que a sociedade vai avançando em sua tecnologia e modo de vida. Para esse crescimento contribuíram dois aspectos fundamentais: o advento dos produtos descartáveis e a ausência de uma consciência ecológica e de respeito ao meio ambiente. O presente estudo analisa, com base nesse pressuposto, o exemplo da usina de reciclagem e compostagem de lixo urbano da cidade de Pomerode. A análise é feita em seus aspectos econômico e funcional complementada com uma pesquisa junto à comunidade local buscando observar: a) postura e conscientização em relação ao problema do lixo; b) disposição à colaboração com os projetos de coleta seletiva e reciclagem de lixo; e c) expectativas e formas de solução do problema, segundo a ótica popular. Os resultados obtidos mostram, na população pesquisada, um grau razoável de conscientização e alguns conhecimentos sobre o que sejam a coleta seletiva e a reciclagem de lixo. Na análise econômico-funcional da usina, observaram-se problemas financeiros, em grande parte decorrentes da falta de apoio e repasse de verbas da Prefeitura Municipal. Os resultados sugerem, assim, o desenvolvimento de estudos mais aprofundados e direcionados para os diversos elementos que compõem o problema, dentro de uma especificidade adequada a cada comunidade.
Published
Jun 25, 2007
How to Cite
KRAUSS, Valter Augusto. ANÁLISE DOS ASPECTOS DE VIABILIDADE DE IMPLANTACAO DE UMA EMPRESA DE COLETA, SELETIVA DE LIXO URBANO, TOMANDO POR BASE O CASO DA CIDADE DE POMERODE - SC. Revista de Negócios, [S.l.], v. 8, n. 1, june 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/329>. Date accessed: 21 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2003v8n1p%p.

Keywords

Lixo - Eliminação; Educação ambiental; Reaproveitamento (sobras, refugos, etc)