É POSSÍVEL AGRUPAR CONSUMIDORES DE ACORDO COM A PREFERÊNCIA POR CORES?: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

  • Denise Del Prá Netto Machado
  • Suzane Estrehlau
  • Katine Basso Fasolo

Abstract

As cores são parte integrante da vida de todos e são importantes para as atividades de marketing, uma vez que guardam em si capacidades de: transmitir significados, chamar a atenção do consumidor e levar um consumidor a gostar de um produto ou não, impulsionando ou impedindo a sua venda. Reconhecendo a importância das cores na atividade mercadológica, o presente trabalho explorou, por meio de análise multivariada de dados a possibilidade de segmentar indivíduo segundo a predileção por cores em carros computadores roupas e de forma geral (sem identificação com um produto específico), de modo a gerar hipóteses. Pudemos observar que as hipóteses foram testadas e validadas em trabalho publicado a posteriori nos Estados Unidos validando as que por nós foram levantadas sugerindo que o mercado brasileiro se comporta da mesma forma que o mercado americano, além de validar o tratamento estatístico efetuado na presente pesquisa. Podemos concluir então, que uma segmentação de mercado por cores em carros computadores e roupas pode ser feita utilizando-se a técnica de agrupamentos gerando benefícios para várias atividades de marketing.
Published
Jun 25, 2007
How to Cite
MACHADO, Denise Del Prá Netto; ESTREHLAU, Suzane; FASOLO, Katine Basso. É POSSÍVEL AGRUPAR CONSUMIDORES DE ACORDO COM A PREFERÊNCIA POR CORES?: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Revista de Negócios, [S.l.], v. 8, n. 1, june 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/323>. Date accessed: 18 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2003v8n1p%p.

Keywords

Marketing; Consumidores – Preferência; Segmentação de mercado