É POSSÍVEL AGRUPAR CONSUMIDORES DE ACORDO COM A PREFERÊNCIA POR CORES?: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Abstract
As cores são parte integrante da vida de todos e são importantes para as atividades de marketing, uma vez que guardam em si capacidades de: transmitir significados, chamar a atenção do consumidor e levar um consumidor a gostar de um produto ou não, impulsionando ou impedindo a sua venda. Reconhecendo a importância das cores na atividade mercadológica, o presente trabalho explorou, por meio de análise multivariada de dados a possibilidade de segmentar indivíduo segundo a predileção por cores em carros computadores roupas e de forma geral (sem identificação com um produto específico), de modo a gerar hipóteses. Pudemos observar que as hipóteses foram testadas e validadas em trabalho publicado a posteriori nos Estados Unidos validando as que por nós foram levantadas sugerindo que o mercado brasileiro se comporta da mesma forma que o mercado americano, além de validar o tratamento estatístico efetuado na presente pesquisa. Podemos concluir então, que uma segmentação de mercado por cores em carros computadores e roupas pode ser feita utilizando-se a técnica de agrupamentos gerando benefícios para várias atividades de marketing.Downloads
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Published
Jun 25, 2007
How to Cite
MACHADO, Denise Del Prá Netto; ESTREHLAU, Suzane; FASOLO, Katine Basso.
É POSSÍVEL AGRUPAR CONSUMIDORES DE ACORDO COM A PREFERÊNCIA POR CORES?: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO.
Revista de Negócios, [S.l.], v. 8, n. 1, june 2007.
ISSN 1980-4431.
Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/323>. Date accessed: 08 june 2023.
doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2003v8n1p%p.
Section
Artigos
Keywords
Marketing; Consumidores – Preferência; Segmentação de mercado
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