Empreendedorismo regional: Um olhar sobre a identidade cultural em narrativas locais

  • Girlaynne Danusia Farias Pereira Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo/Programa de Pós-Graduação em Administração/ Universidade Federal de Pernambuco - GITEC/PROPAD/UFPE - PE
  • Adriana Tenório Cordeiro Universidade de Pernambuco - UPE.
  • Mayara Andresa Pires da Silva Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias - PE
  • Marcela de Moraes Batista Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo/Programa de Pós-Graduação em Administração/ Universidade Federal de Pernambuco - GITEC/PROPAD/UFPE - PE

Abstract

À medida que a globalização propicia transformações consideráveis no espaço territorial, em função do aumento da mobilidade do capital e do comércio, os fenômenos regionais e locais tornam-se mais complexos. No âmbito da ação coletiva, a questão do Desenvolvimento Local vem sendo fortemente enfatizada a partir do paradigma da organização industrial, especificamente a forma de arranjos produtivos locais, sendo que as práticas narrativas no contexto local representam rico campo investigativo para a identificação de valores constituintes e elementos que articulam a identidade cultural do sujeito empreendedor a ações voltadas ao desenvolvimento local.  Buscando compreender aspectos particulares da realidade sociocultural ligada ao empreendedorismo, voltamo-nos a experiências, valores, e significados a partir da análise de três narrativas de empresários de êxito socialmente reconhecido no Pólo de Confecções do Agreste pernambucano (Brasil). Nesta perspectiva, observamos, por meio de uma pesquisa qualitativa, que a credibilidade, os laços afetivos, a cultura regional, e a educação revelada pela historicidade são articuladas ao discurso do desenvolvimento local. À medida que os empreendedores locais almejam crescimento e consolidação de seus negócios na região, esta prosperidade potencializa a expansão do mercado na perspectiva de um empreendedorismo endógeno. Evidencia-se também que não apenas as pessoas, mas os atores empresariais devem se integrar em um plano simbólico para a construtividade de uma identidade territorial. Assim, este estudo pretende contribuir para o direcionamento de futuras pesquisas sobre o arranjo produtivo local, no sentido de endossar ações empreendedoras coletivas, a partir de um campo de ação proativa que venha a ampliar a imagem da região enquanto cadeia produtiva têxtil e de confecções de grande repercussão no cenário nacional e mundial.
Published
Jul 1, 2013
How to Cite
PEREIRA, Girlaynne Danusia Farias et al. Empreendedorismo regional: Um olhar sobre a identidade cultural em narrativas locais. Revista de Negócios, [S.l.], v. 18, n. 2, p. 3-26, july 2013. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/3208>. Date accessed: 18 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n2p3-26.

Keywords

Empreendedor. Ação empreendedora. Desenvolvimento Local. Identidade Cultural.