Empreendedorismo regional: Um olhar sobre a identidade cultural em narrativas locais

Girlaynne Danusia Farias Pereira, Adriana Tenório Cordeiro, Mayara Andresa Pires da Silva, Marcela de Moraes Batista

Abstract


À medida que a globalização propicia transformações consideráveis no espaço territorial, em função do aumento da mobilidade do capital e do comércio, os fenômenos regionais e locais tornam-se mais complexos. No âmbito da ação coletiva, a questão do Desenvolvimento Local vem sendo fortemente enfatizada a partir do paradigma da organização industrial, especificamente a forma de arranjos produtivos locais, sendo que as práticas narrativas no contexto local representam rico campo investigativo para a identificação de valores constituintes e elementos que articulam a identidade cultural do sujeito empreendedor a ações voltadas ao desenvolvimento local.  Buscando compreender aspectos particulares da realidade sociocultural ligada ao empreendedorismo, voltamo-nos a experiências, valores, e significados a partir da análise de três narrativas de empresários de êxito socialmente reconhecido no Pólo de Confecções do Agreste pernambucano (Brasil). Nesta perspectiva, observamos, por meio de uma pesquisa qualitativa, que a credibilidade, os laços afetivos, a cultura regional, e a educação revelada pela historicidade são articuladas ao discurso do desenvolvimento local. À medida que os empreendedores locais almejam crescimento e consolidação de seus negócios na região, esta prosperidade potencializa a expansão do mercado na perspectiva de um empreendedorismo endógeno. Evidencia-se também que não apenas as pessoas, mas os atores empresariais devem se integrar em um plano simbólico para a construtividade de uma identidade territorial. Assim, este estudo pretende contribuir para o direcionamento de futuras pesquisas sobre o arranjo produtivo local, no sentido de endossar ações empreendedoras coletivas, a partir de um campo de ação proativa que venha a ampliar a imagem da região enquanto cadeia produtiva têxtil e de confecções de grande repercussão no cenário nacional e mundial.

Keywords


Empreendedor. Ação empreendedora. Desenvolvimento Local. Identidade Cultural.



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n2p3-26

Directories

Indexers

http://diadorim.ibict.br
http://pkp.sfu.ca/node/3747

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.