GESTAO DO CONHECIMENTO NA CADEIA PRODUTIVA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NA REGIAO METROPOLITANA DE CURITIBA

  • Christian Luiz da Silva
  • Moisés Francisco Farah jr.

Abstract

O objetivo deste artigo foi avaliar o processo de aprendizagem na base metal-mecânica da Região Metropolitana de Curitiba e de Interação deste processo com o desenvolvido pelas montadoras. Por meio de uma pesquisa de campo realizada com 14 empresas da base metal-mecânica e fornecedoras de sistemistas e das montadoras da região metropolitana de Curitiba demonstrou-se que o esforço de aprendizagem dessas empresas foi reduzido, tanto por meio das suas relações internas quanto das suas relações externas. Em torno de 43% dos dirigentes concentram o seu tempo no desenvolvimento de atividades operacionais e apenas 14% deles direcionam a maior parte do tempo para o planejamento estratégico. Poucas empresas, dentre as pesquisadas, utilizam estratégias de benchmarking para desenvolver novos produtos e processos, apesar de 57% dos dirigentes auto-avaliaram o desenvolvimento de seus produtos como sendo avançados e 71 % consideraram a sua estratégia de manufatura e fabricação também avançada. A pesquisa mostrou que as empresas da base metal-mecânica pouco se ocupam com o processo de aprendizagem. Isso faz com que elas não consigam se capacitar para continuar competindo.
Published
Jun 25, 2007
How to Cite
DA SILVA, Christian Luiz; FARAH JR., Moisés Francisco. GESTAO DO CONHECIMENTO NA CADEIA PRODUTIVA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NA REGIAO METROPOLITANA DE CURITIBA. Revista de Negócios, [S.l.], v. 8, n. 2, june 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/319>. Date accessed: 18 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2003v8n2p%p.
Section
Artigos

Keywords

Gestão do conhecimento; Cadeia produtiva; Indústria automobilística