GESTAO DO CONHECIMENTO NA CADEIA PRODUTIVA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NA REGIAO METROPOLITANA DE CURITIBA

  • Christian Luiz da Silva
  • Moisés Francisco Farah jr.

Abstract

O objetivo deste artigo foi avaliar o processo de aprendizagem na base metal-mecânica da Região Metropolitana de Curitiba e de Interação deste processo com o desenvolvido pelas montadoras. Por meio de uma pesquisa de campo realizada com 14 empresas da base metal-mecânica e fornecedoras de sistemistas e das montadoras da região metropolitana de Curitiba demonstrou-se que o esforço de aprendizagem dessas empresas foi reduzido, tanto por meio das suas relações internas quanto das suas relações externas. Em torno de 43% dos dirigentes concentram o seu tempo no desenvolvimento de atividades operacionais e apenas 14% deles direcionam a maior parte do tempo para o planejamento estratégico. Poucas empresas, dentre as pesquisadas, utilizam estratégias de benchmarking para desenvolver novos produtos e processos, apesar de 57% dos dirigentes auto-avaliaram o desenvolvimento de seus produtos como sendo avançados e 71 % consideraram a sua estratégia de manufatura e fabricação também avançada. A pesquisa mostrou que as empresas da base metal-mecânica pouco se ocupam com o processo de aprendizagem. Isso faz com que elas não consigam se capacitar para continuar competindo.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
Jun 25, 2007
How to Cite
DA SILVA, Christian Luiz; FARAH JR., Moisés Francisco. GESTAO DO CONHECIMENTO NA CADEIA PRODUTIVA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NA REGIAO METROPOLITANA DE CURITIBA. Revista de Negócios, [S.l.], v. 8, n. 2, june 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/319>. Date accessed: 05 oct. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2003v8n2p%p.
Section
Artigos

Keywords

Gestão do conhecimento; Cadeia produtiva; Indústria automobilística