Gestão da qualidade e cultura organizacional: Um estudo de caso desenvolvido em uma fábrica de embalagens de papelão

  • Gabriel Sperandio Milan, Dr. UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Marcos Ricardo Pretto CESF - Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha
  • Paulo Rogério Pigozzi CESF - Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha

Abstract

http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n4p40-54

Este artigo relata o desenvolvimento de um estudo de caso sobre a evolução da qualidade no contexto de uma empresa fabricante de embalagens de papelão e sua relação com a cultura organizacional. Inicialmente, resgata-se a sistemática de implantação e a evolução do processo da qualidade na empresa. Na seqüência, as principais percepções das pessoas sobre o processo da qualidade são identificadas, destacando-se o impacto das melhorias provenientes da qualidade sobre a gestão e a cultura organizacional. Finalmente, algumas áreas de ação são propostas no sentido de maximizar os efeitos da qualidade para a empresa.

Published
Nov 7, 2012
How to Cite
MILAN, DR., Gabriel Sperandio; PRETTO, Marcos Ricardo; PIGOZZI, Paulo Rogério. Gestão da qualidade e cultura organizacional: Um estudo de caso desenvolvido em uma fábrica de embalagens de papelão. Revista de Negócios, [S.l.], v. 17, n. 4, p. 40-54, nov. 2012. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/3113>. Date accessed: 21 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n4p40-54.

Keywords

cultura organizacional, gerenciamento da qualidade total, gestão da qualidade, programas de qualidade, qualidade.