Influência de brasileiros famosos no boicote de consumidores que usam redes sociais virtuais

  • Breno de Paula Andrade Cruz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (professor). Eaesp-FGV (doutorando)
  • Steven Dutt Ross Ebape-FGV
  • Joel Joukin Machado Braga Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Daniel Martins Abelha Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Abstract

http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p91-110

 

Boicote é o ato de o consumidor deixar de comprar um produto ou serviço por não concordar com um posicionamento de uma empresa (Klein, Smith e John, 2004), o que pode gerar perdas financeiras a uma empresa. Verificando as lacunas na literatura nacional tem-se como objetivo geral identificar grupos de pessoas famosas no Brasil que podem influenciar consumidores usuários de redes sociais a boicotar. Uma amostra com 272 consumidores usuários de redes sociais foi utilizada neste estudo. Dentre 162 pessoas famosas citadas na fase de pré-teste, 62 foram consideradas no estudo final. Estas pessoas foram classificadas em oito grupos de acordo com sua presença na mídia (jornalistas, entretenimento, religiosos, atletas, atores, cantores, políticos e personalidades). Dentre alguns resultados, têm-se: (a) o ranking de pessoas famosas que mais influenciaram os consumidores usuários de redes sociais da amostra; (b) as correlações entre os grupos de pessoas famosas; e, (c) o cruzamento da relação da influência das pessoas famosas na participação de um boicote pelo consumidor com variáveis demográficas.

Published
Aug 1, 2012
How to Cite
CRUZ, Breno de Paula Andrade et al. Influência de brasileiros famosos no boicote de consumidores que usam redes sociais virtuais. Revista de Negócios, [S.l.], v. 17, n. 2, p. 91-110, aug. 2012. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/3026>. Date accessed: 21 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p91-110.

Keywords

Boicote; Brasileiros(as) famosos(as); Redes Sociais Virtuais