VAREJO SUPERMERCADISTA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS: UMA ANÁLISE DAS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER

  • Marcelo Deluca
  • Mariane Ramos de Souza

Abstract

Este artigo descreve como funcionam as forças competitivas propostas por Michael Porter no varejo supermercadista da Grande Florianópolis, Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com estudo multicaso, com predominância no estudo de estratégia, varejo e marketing de varejo. Nesta pesquisa, buscouse verificar como funcionam os concorrentes dos supermercados; a ameaça de novos entrantes no varejo supermercadista; a ameaça de produtos substitutos; o grau de poder de negociação dos fornecedores e o grau de poder de negociação dos clientes; e as forças competitivas que atuam com mais intensidade no varejo supermercadista da Grande Florianópolis. Conclui-se que duas forças representam maior impacto no mercado estudado: a rivalidade entre os concorrentes e o poder de negociação dos fornecedores

Downloads

Download data is not yet available.
Published
Jun 25, 2007
How to Cite
DELUCA, Marcelo; DE SOUZA, Mariane Ramos. VAREJO SUPERMERCADISTA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS: UMA ANÁLISE DAS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER. Revista de Negócios, [S.l.], v. 9, n. 1, june 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/299>. Date accessed: 07 oct. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2004v9n1p%p.

Keywords

Varejo; Comércio varejista; Marketing; Planejamento estratégico; Concorrência