DO GRANDE AO PEQUENO: A NOVA DIMENSÃO DA COMPETITIVIDADE GLOBAL

  • Anjeéri Luiz Sadzinski
  • Felipe Borini

Abstract

Este artigo tem o objetivo de demonstrar como as redes de negócios internacionais são cada vez mais indispensáveis e integram tanto os negócios das pequenas empresas nacionais quanto os negócios das gigantes multinacionais. Partindo de uma análise dos modelos de atuação, estrutura e estratégia das multinacionais, primeiramente é demonstrada a tendência de um novo modelo de empresa multinacional chamado de metanacional. Apresentado o modelo, demonstra-se a relação do modelo com as redes de negócios internacionais e com as redes e parceiros externos das diversas localidades de atuação da multinacional. Tal análise é complementada com um estudo de caso. As principais contribuições deste artigo podem ser resumidas em três pontos: primeiro, o apoio à proposta do modelo metanacional como um novo paradigma de atuação das empresas multinacionais; segundo, a formação das redes de negócios internacionais integrando as gigantes multinacionais com as pequenas empresas nacionais; terceiro, a contribuição para entender como o modelo de atuação metanacional das multinacionais ajuda a dinamizar o papel e a competitividade das pequenas empresas na economia global.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
Oct 9, 2007
How to Cite
SADZINSKI, Anjeéri Luiz; BORINI, Felipe. DO GRANDE AO PEQUENO: A NOVA DIMENSÃO DA COMPETITIVIDADE GLOBAL. Revista de Negócios, [S.l.], v. 9, n. 1, oct. 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/297>. Date accessed: 16 aug. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2004v9n1p%p.

Keywords

Empresas multinacionais; Negócios