ENTENDENDO OS INTRAEMPREENDEDORES COMO VISIONISTAS

  • Louis Jacques Filionar

Abstract

Resumo: Este artigo é o resultado de uma pesquisa de campo e está dividido em duas partes. A primeira propõe um modelo de desenvolvimento da visão para dar suporte à prática do intraempreendedorismo . O desenvolvimento da visão oferece uma base para que os membros das organizações se tornem mais intraempreendedores, mais inovadores.A segunda parte propõe diversas práticas administrativas a ser aplicadas pelas organizações com o intuito de promover o intraempreendedorismo entre seus membros. As práticas de administração propostas para dar suporte ao intraempreendedorismo consistem, primeiro, no estabelecimento de certos critérios de seleção a ser usados durante o recrutamento. Além disso, o artigo sugere que as organizações estabeleçam um contrato psicológico com os empregados com tempo de casa e com os novos, contrato no qual o comportamento intraempreendedor esperado deverá estar claramente identificado. O autor apresenta ainda outras idéias favoráveis ao intraempreendedorismo, incluindo os clubes de intraempreendedores, a caixa de sugestões, as práticas relativas ao spin-off e os períodos de recuperação durante os quais nenhuma inovação é implementada na organização. Como este artigo destaca, a ação empreendedora é visionária enquanto a ação intraempreendedora é visionista. A ação intraempreendedora pode ser adotada e até mesmo incentivada por administradores visionários, o que facilita o progresso ou a ampliação da visão central. Segundo o autor, a adoção do visionismo possibilita que as organizações desenvolvam uma cultura em que todos estejam comprometidos e progridam, contribuindo, portanto, para que a organização em si também progrida.
Published
Oct 8, 2007
How to Cite
FILIONAR, Louis Jacques. ENTENDENDO OS INTRAEMPREENDEDORES COMO VISIONISTAS. Revista de Negócios, [S.l.], v. 9, n. 2, oct. 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/288>. Date accessed: 21 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2004v9n2p%p.
Section
Artigos

Keywords

Resumo: Este artigo é o resultado de uma pesquisa de campo e está dividido em duas partes. A primeira propõe um modelo de desenvolvimento da visão para dar suporte à prática do intraempreendedorismo . O desenvolvimento da visão oferece uma base par