MODELO DE ANÁLISE DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL: O CASO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NO GOVERNO FEDERAL BRASILEIRO

  • Gustavo Pereira Angelim
  • Janann Joslin Medeiros
  • Paulo Henrique Ramos Medeiros
  • Valdinei Souza

Abstract

Trata o presente trabalho da elaboração e do teste de um modelo conceitual de análise do processo de mudança organizacional. O modelo procura identificar não somente os diferentes estágios do processo de mudança, mas também a existência de forças relevantes de mudança ou de resistência em cada um desses estágios. Para explorar as potencialidades e limitações do modelo construído, realizou-se um estudo de caso sobre o processo de implantação das Organizações Sociais no governo federal brasileiro, executado pelo extinto Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE), entendido como um processo de mudança real. Para tanto, desenvolveu-se um roteiro semi-estruturado de entrevista que procurou investigar a percepção dos gestores do extinto MARE quanto aos aspectos que teriam facilitado e/ou dificultado esse processo. A partir dos resultados da análise, observou-se que a estrutura do modelo - estágios do processo de mudança e respectivas variáveis de análise e forma de mensuração - apresentou-se consistente e permitiu a identificação das forças de mudança e de resistência que permearam os estágios do processo de mudança empreendido.
Published
Jun 25, 2007
How to Cite
ANGELIM, Gustavo Pereira et al. MODELO DE ANÁLISE DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL: O CASO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NO GOVERNO FEDERAL BRASILEIRO. Revista de Negócios, [S.l.], v. 9, n. 3, june 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/284>. Date accessed: 06 dec. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2004v9n3p%p.

Keywords

Projeto das organizações sociais (Brasil); Administração pública (Brasil); Desenvolvimento organizacional (Brasil); Reforma administrativa (Brasil)