Criação e desenvolvimento de produtos em empresas brasileiras internacionalizadas: Um estudo comparativo no setor de moda

Lúcia A. Silva, Décio Pereira Vicente, Simone Vascondelos Ribeiro Galina

Abstract


As principais empresas do setor de moda com atuação global têm procurado expandir para os chamados mercados emergentes desde o fim dos anos 90 e o Brasil tem sido invadido por essas grandes empresas através de investimentos diretos, franquias e licenciamentos. As empresas brasileiras de moda, que primam pelo design, originalidade e diferenciação, sentindo que o mercado nacional está mais concorrido com a chegada desses concorrentes estrangeiros, iniciaram um processo de internacionalização de suas marcas, ofertando seus produtos em busca de novos mercados e adotando diferentes estratégias de entrada nos mercados internacionais. O objetivo principal deste trabalho foi investigar como se processa o desenvolvimento de produtos em empresas brasileiras de moda que estão se internacionalizando para criação de diferencial competitivo. Para isso, foi realizado um estudo multicasos com três importantes empresas brasileiras líderes no setor de moda. Os resultados mostraram que as empresas são influenciadas pelas tendências internacionais de moda, mas estão lançando suas coleções nos mercados internacionais, no mesmo momento que as grandes marcas globais. Mostraram também que as empresas estão produzindo produtos do mesmo nível de qualidade que estas marcas, graças à maior capacitação de suas equipes de criação, ao acesso a fornecedores internacionais e também à qualidade dos fornecedores brasileiros.

Keywords


Internacionalização de empresas, Desenvolvimento de produtos de moda



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n3p21-36

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