BENCHMARKING EM COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS: MODELO DE AVALIAÇÃO PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Márcia R. Bronnemann, Wilson B. Zapelini, Amélia Silveira

Abstract


A pesquisa aqui apresentada teve o objetivo de analisar, por meio da aplicação de um modelo de avaliação denominado benchmarking, do tipo interno, as competências organizacionais dos programas de pós-graduação oferecidos pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC. Esse modelo permite que se incorpore o conhecimento produzido e disseminado em cinco dimensões envolvidas nos programas: o ensino, a pesquisa, a gestão dos recursos humanos, a gestão de processos e a gestão da informação. Utilizou-se a pesquisa descritiva com método quantitativo, do tipo levantamento ou survey. Como instrumento de coleta de dados, fez-se uso do questionário estruturado, com questões fechadas e abertas, por meio do qual foram levantadas as competências organizacionais básicas e essenciais dos seis programas de pós-graduação da Universidade Regional de Blumenau: Administração, Educação, Química, Engenharia Ambiental, Ciências Contábeis e Desenvolvimento Regional. Os resultados obtidos estabeleceram uma pontuação que posicionou cada um desses programas em relação às suas potencialidades e fragilidades, servindo, assim, como subsídio às decisões gerenciais no âmbito da Universidade e como auto-avaliação no contexto do processo avaliativo de programas brasileiros de pós-graduação.

Keywords


Universidade Regional de Blumenau; Pós-Graduação; Avaliação



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2004v9n4p%25p

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