Gestão orientada a processos de negócio: Oportunidades para melhoria da execução estratégica em uma refinaria de petróleo

  • Alberto Pavlick Caetani Escola de Administração - UFRGS
  • Raquel Janissek-Muniz Escola de Administração - UFRGS
  • Marinês Steffanello Escola de Administração - UFRGS
  • Everton da Silveira Farias Escola de Administração - UFRGS

Abstract

Embora uma parte significativa da produção acadêmica direcione-se para o processo de formulação das estratégias, a implementação tem-se revelado um desafio maior para as organizações, estimando-se que grande parte dos casos de fracassos na estratégia seja decorrência da má execução. Este trabalho foca na superação dos obstáculos enfrentados para implementação das ações estratégicas sob a perspectiva da gestão dos processos internos, buscando entender como a gestão orientada a processos de negócio poderia ajudar as empresas a melhorar seu desempenho e aumentar sua capacidade de execução estratégica. Através de um estudo de Caso realizado junto a uma indústria do ramo de petróleo, levantou-se informações sobre os processos organizacionais através de pesquisa documental e da aplicação de questionários junto aos principais gestores e pessoas-chave na empresa. Para apoiar a análise dos dados foram estabelecidas relações entre os conceitos-chave do estudo e as variáveis avaliadas nos quatro instrumentos de pesquisa, buscando-se efetivar a triangulação entre as percepções dos diferentes sujeitos consultados e os dados recolhidos na pesquisa documental. Os resultados apurados demonstraram que os principais obstáculos enfrentados pela empresa para executar as ações propostas em seu Planejamento Estratégico poderiam ser, pelo menos em parte, superadas através da implementação de práticas de gestão orientadas a processos. Visando apoiar os esforços para aumentar a capacidade de execução estratégica foram identificadas ações de melhoria para viabilizar o aumento do grau de maturidade da empresa em relação à gestão orientada a processos de negócio.
Published
Dec 13, 2013
How to Cite
CAETANI, Alberto Pavlick et al. Gestão orientada a processos de negócio: Oportunidades para melhoria da execução estratégica em uma refinaria de petróleo. Revista de Negócios, [S.l.], v. 18, n. 4, p. 33-54, dec. 2013. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/2620>. Date accessed: 21 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n4p33-54.

Keywords

Gestão orientada a Processos; Gestão Estratégica; Execução Estratégica; Petrobrás