GUATCHUP: O CASO DE UMA INOVAÇÃO DE PRODUTO POR UMA ASSOCIAÇÃO DE PEQUENAS EMPRESAS

  • Luciana Oranges Cezarino
  • Janaina de Moura Engracia Giraldi

Abstract

A competitividade, para muitas empresas, e mesmo para países, depende da manutenção de um lançamento constante de novos produtos. O objetivo do presente trabalho é apresentar um caso de inovação de produto, resultado da busca de uma associação de produtores de goiaba por aplicações e novos usos da fruta. Por meio de um modelo próprio, a associação, dada conjuntura econômica e institucional retratada no presente trabalho, produziu o primeiro dos seis novos produtos derivados de goiaba vermelha. Em conclusão, verificou-se que a forma encontrada para inovar foi possível devido ao correto gerenciamento das pequenas empresas que trouxe escala permitindo aumento da capacidade técnica, mercadológica e financeira. Isso facilitou as interações e interdependências entre os produtores, o que permitiu a eles um ganho de competitividade via tecnologia.
Published
Oct 4, 2007
How to Cite
CEZARINO, Luciana Oranges; ENGRACIA GIRALDI, Janaina de Moura. GUATCHUP: O CASO DE UMA INOVAÇÃO DE PRODUTO POR UMA ASSOCIAÇÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. Revista de Negócios, [S.l.], v. 10, n. 2, oct. 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/255>. Date accessed: 18 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2005v10n2p%p.

Keywords

Pequenas e médias empresas; Produtos novos – inovações tecnológicas