GUATCHUP: O CASO DE UMA INOVAÇÃO DE PRODUTO POR UMA ASSOCIAÇÃO DE PEQUENAS EMPRESAS

Luciana Oranges Cezarino, Janaina de Moura Engracia Giraldi

Abstract


A competitividade, para muitas empresas, e mesmo para países, depende da manutenção de um lançamento constante de novos produtos. O objetivo do presente trabalho é apresentar um caso de inovação de produto, resultado da busca de uma associação de produtores de goiaba por aplicações e novos usos da fruta. Por meio de um modelo próprio, a associação, dada conjuntura econômica e institucional retratada no presente trabalho, produziu o primeiro dos seis novos produtos derivados de goiaba vermelha. Em conclusão, verificou-se que a forma encontrada para inovar foi possível devido ao correto gerenciamento das pequenas empresas que trouxe escala permitindo aumento da capacidade técnica, mercadológica e financeira. Isso facilitou as interações e interdependências entre os produtores, o que permitiu a eles um ganho de competitividade via tecnologia.

Keywords


Pequenas e médias empresas; Produtos novos – inovações tecnológicas



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2005v10n2p%25p

Directories

Indexers

http://diadorim.ibict.br
http://pkp.sfu.ca/node/3747

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.