COERÊNCIA ESTRATÉGICA: COMPETITIVIDADE CORPORATIVA COM BASE EM TI

  • Leonel Cezar Rodrigues
  • Valéria Riscarolli

Abstract

Estratégias de tecnologia de informação (ETI) não-coerentes com os objetivos e metas corporativas tornam os esforços de realização da estratégia corporativa (EC) uma tarefa extremamente árdua. Em conseqüência, alcançar os objetivos estratégicos fica ainda mais difícil. Alinhar as estratégias corporativas com as estratégias da TI é, portanto, um imperativo para organizações que querem ser competitivas. O objetivo deste trabalho é mostrar a percepção de alinhamento entre a EC e a ETI em cinco setores importantes da atividade econômica (Software, Têxtil, Papel e Celulose, Alimentos e Cerâmica) no Estado de Santa Catarina. Para tanto, selecionaram-se as 10 maiores empresas de cada setor e aplicou-se um questionário estruturado, com perguntas fechadas, aos seus executivos, num total de, aproximadamente, 140 respondentes. Os principais resultados dessa pesquisa exploratória indicam que os problemas mais significativos estão ligados à existência de ETI nas empresas, à administração da TI e à implementação da própria ETI. Dentre as barreiras subjacentes, estão, principalmente, a falta de investimentos e a disponibilidade de soluções específicas de TI. A principal conclusão a que se chegou é que, para os pesquisados, ainda existe uma grande distância entre a percepção da necessidade e a realidade do alinhamento.
Published
Jun 25, 2007
How to Cite
RODRIGUES, Leonel Cezar; RISCAROLLI, Valéria. COERÊNCIA ESTRATÉGICA: COMPETITIVIDADE CORPORATIVA COM BASE EM TI. Revista de Negócios, [S.l.], v. 10, n. 3, june 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/251>. Date accessed: 18 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2005v10n3p%p.

Keywords

Concorrência; Sistemasde Informação Gerencial; Tecnologia da Informação