O EMPREENDEDORISMO E O TURISMO: AÇÕES EMPREENDEDORAS NO SETOR DE AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO CONTRA O FENÔMENO DA DESINTERMEDIAÇÃO

  • Marcelo Ceron
  • Osvaldo Elias Farah

Abstract

A proposta deste artigo é fazer uma análise dos efeitos das novas tecnologias da informação, como canal de distribuição, sobre as agências de viagens. Por meio de pesquisa exploratória direta, pretende-se apontar de que forma as agências de viagens e turismo executam seu trabalho na atualidade e qual sua postura perante as novas tecnologias e o seu próprio futuro. Neste artigo, igualmente se procura mostrar as funções das agências e o seu papel em relação à sociedade como distribuidoras de produtos turísticos. Também se pretende apontar algumas ações empreendedoras que estão sendo tomadas pelas agências para garantirem sua sobrevivência e por que companhias aéreas e operadoras turísticas procuram cada vez mais alavancar suas vendas diretamente aos clientes, sem a intermediação de um agente de viagens.
Published
Jun 25, 2007
How to Cite
CERON, Marcelo; FARAH, Osvaldo Elias. O EMPREENDEDORISMO E O TURISMO: AÇÕES EMPREENDEDORAS NO SETOR DE AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO CONTRA O FENÔMENO DA DESINTERMEDIAÇÃO. Revista de Negócios, [S.l.], v. 10, n. 3, june 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/248>. Date accessed: 18 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2005v10n3p%p.

Keywords

Agências de viagens; Entrepreneurship; Turismo – administração