DESENVOLVIMENTO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL EM TURISMO SUSTENTÁVEL: ENTENDIMENTO DOS EMPREENDEDORES SOBRE A NOVA RÚSSIA, BLUMENAU, SC

  • Amélia Silveira
  • Marialva Tomio Dreher
  • Danielle Regina Ullrich

Abstract

As comunidades inseridas no contexto do setor turístico possuem como desafio a integração de diversos empreendimentos – hotéis, restaurantes, transportadoras, agências, etc. –, que formam um produto turístico. Por necessidade de operacionalidade do produto turístico, surgem as aglomerações de empresas concentradas numa mesma localização e atuantes em determinado setor. Para melhoria da cooperação entre os empreendimentos aglomerados em direção ao desenvolvimento do setor, ocorre a formação de Arranjos Produtivos Locais (APL). Nesse contexto, este estudo analisa o entendimento dos empreendedores sobre o processo de desenvolvimento do APL de Turismo Sustentável, na comunidade rural da Nova Rússia, em Blumenau, Santa Catarina, Brasil. A pesquisa foi exploratória; o método, qualitativo; e a pesquisa, participante. Este delineamento valorizou o contato permanente com a comunidade estudada, bem como possibilitou o registro dos dados por meio de observação participante, anotações, análise documental e entrevista com os empreendedores ativos da aglomeração. Como resultado, verificou-se que essa comunidade, embora tendo potencial, necessita melhorar a estrutura, principalmente de governança, para iniciar o processo de desenvolvimento de um APL. O entendimento dos empreendedores quanto ao APL é de que este significa união, trabalho em grupo, forma de agregar as pessoas e parceria. Entendem que o APL poderá contribuir para a melhoria do turismo local, sendo que o desenvolvimento sustentável do mesmo pode elevar a qualidade de vida da comunidade local que é dependente dessa atividade.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
Jun 25, 2007
How to Cite
SILVEIRA, Amélia; DREHER, Marialva Tomio; ULLRICH, Danielle Regina. DESENVOLVIMENTO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL EM TURISMO SUSTENTÁVEL: ENTENDIMENTO DOS EMPREENDEDORES SOBRE A NOVA RÚSSIA, BLUMENAU, SC. Revista de Negócios, [S.l.], v. 10, n. 4, june 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/243>. Date accessed: 26 sep. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2005v10n4p%p.

Keywords

Arranjo Produtivo Local; Turismo Sustentável; Percepção dos Empreendedores