APRENDIZAGEM DO CONSUMIDOR: O DESAFIO DE DESPERTAR A ATENÇÃO E CONQUISTAR O DOMÍNIO EMOCIONAL DO CLIENTE

Maria Cristina Sanches Amorim, Vanessa Gabas Garrán

Abstract


A aprendizagem é um dos processos mais importantes do comportamento humano, tornando possível a realização de inúmeras atividades, incluindo o ato de comprar. Assim, o consumidor experimenta uma seqüência de aprendizagem de marcas e produtos por meio de um processo que inclui, entre outras fases, o dispêndio de tempo e atenção, fatores escassos na sociedade contemporânea. O presente artigo possui como objetivo uma reflexão sobre o nível de atenção e envolvimento do consumidor, no contexto do processo de aprendizagem em época de escassez de tempo e numerosa oferta de bens e serviços, e sobre como as empresas devem se posicionar nesse cenário para continuarem atuando de forma lucrativa. A metodologia adotada foi a de revisão teórica dos principais conceitos relacionados ao processo de aprendizagem do consumidor, aos aspectos de experiências e emoções, às tendências de consumo e aos novos desafios colocados às empresas. Considerando-se a escassez de tempo (e, conseqüentemente, de atenção) aliada ao desejo de novas experiências de consumo, conclui-se que as empresas devem atentar para ofertar produtos e serviços que apelem ao sensorial e ao domínio emocional do cliente e não mais somente aos aspectos físico e material.

Keywords


Serviço ao cliente; Comportamento do consumidor



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n1p%25p

Directories

Indexers

http://diadorim.ibict.br
http://pkp.sfu.ca/node/3747

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.