Uma análise do comportamento do consumidor na adoção de inovação tecnológica: uma perspectiva brasileira dos livros eletrônicos

  • Marcio de Oliveira Mota Unifor
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes Unifor

Abstract

Esse estudo tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes universitários quanto à adoção de uma inovação tecnológica, o livro eletrônico. O estudo compreendeu uma pesquisa descritiva do tipo survey. A pesquisa de campo foi realizada junto a 330 consumidores que informaram já terem utilizado livro eletrônico. Os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos por meio da técnica de modelagem em equações estruturais, no intuito de testar o modelo proposto. Ressalte-se o ineditismo do modelo proposto, pois nesse estudo foi feita uma avaliação da relação dos fatores determinantes que levam à adoção de tecnologia sob a perspectiva de estudantes universitários. Os resultados apontam que os principais fatores que levam a adoção de livros eletrônicos foram a vantagem relativa e a facilidade do uso, levando a inferir que sua adoção é facilitada pelos inúmeros meios de distribuição presentes na atualidade e pelo aumento de desempenho e produtividade atribuída após sua adoção. Finalmente, sugere-se a realização de novos estudos e se indica a quem interessam os resultados obtidos.
Published
Dec 13, 2013
How to Cite
MOTA, Marcio de Oliveira; GOMES, Danielle Miranda de Oliveira Arruda. Uma análise do comportamento do consumidor na adoção de inovação tecnológica: uma perspectiva brasileira dos livros eletrônicos. Revista de Negócios, [S.l.], v. 18, n. 4, p. 3-16, dec. 2013. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/2292>. Date accessed: 16 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n4p3-16.

Keywords

Comportamento do Consumidor; Adoção de Inovação Tecnológica; Livro Eletrônico