Avaliação da orientação para a aprendizagem: Um estudo de caso na empresa Supertex de Santa Maria/RS

  • Eduardo Botti Abbade UNIFRA
  • Tassiana Pivetta Vizzotto
  • Greice de Bem Noro UNIFRA

Abstract

http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p37-52

 

 

A Aprendizagem Organizacional tem despertado interesse nos últimos anos no meio acadêmico e prático. Tendo isso em vista, este estudo tem como objetivo analisar a atual postura de orientação para a aprendizagem de uma empresa atuante no comércio de concreto de Santa Maria-RS. Para tanto, adotou-se a escala proposta por Sinkula, Baker, e Noordewier (1997) para descrever a situação atual de Orientação para a Aprendizagem da empresa estudada. Um instrumento de coleta de dados composto pelos 18 itens foi aplicado a 38 gestores do setor administrativo da empresa. Como resultado verificou-se que a empresa possui uma orientação para a aprendizagem satisfatória. Entretanto apresentou resultados interessantes de diferenças de percepção entre grupos de sexos distintos assim como correlação significativa entre aspectos de visão compartilhada e tempo de empresa e tempo de caro. Assim, sugerem-se estudos futuros que visem identificar possíveis divergências de percepções quanto a Aprendizagem Organizacional em níveis organizacionais e áreas funcionais distintas.

 

Published
Mar 28, 2012
How to Cite
ABBADE, Eduardo Botti; VIZZOTTO, Tassiana Pivetta; NORO, Greice de Bem. Avaliação da orientação para a aprendizagem: Um estudo de caso na empresa Supertex de Santa Maria/RS. Revista de Negócios, [S.l.], v. 17, n. 2, p. 37-52, mar. 2012. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/2123>. Date accessed: 18 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p37-52.

Keywords

Vantagem Competitiva; Aprendizagem Organizacional; Estratégia.