Avaliação da orientação para a aprendizagem: Um estudo de caso na empresa Supertex de Santa Maria/RS

Eduardo Botti Abbade, Tassiana Pivetta Vizzotto, Greice de Bem Noro

Abstract


http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p37-52

 

 

A Aprendizagem Organizacional tem despertado interesse nos últimos anos no meio acadêmico e prático. Tendo isso em vista, este estudo tem como objetivo analisar a atual postura de orientação para a aprendizagem de uma empresa atuante no comércio de concreto de Santa Maria-RS. Para tanto, adotou-se a escala proposta por Sinkula, Baker, e Noordewier (1997) para descrever a situação atual de Orientação para a Aprendizagem da empresa estudada. Um instrumento de coleta de dados composto pelos 18 itens foi aplicado a 38 gestores do setor administrativo da empresa. Como resultado verificou-se que a empresa possui uma orientação para a aprendizagem satisfatória. Entretanto apresentou resultados interessantes de diferenças de percepção entre grupos de sexos distintos assim como correlação significativa entre aspectos de visão compartilhada e tempo de empresa e tempo de caro. Assim, sugerem-se estudos futuros que visem identificar possíveis divergências de percepções quanto a Aprendizagem Organizacional em níveis organizacionais e áreas funcionais distintas.

 


Keywords


Vantagem Competitiva; Aprendizagem Organizacional; Estratégia.



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p37-52

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