Beleza em 140 caracteres. Um estudo sobre o comportamento do consumidor de cosméticos brasileiros no Twitter

  • Cárlei Nunes Dellinghausen Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Tiago Savi Mondo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jane Iara Pereira da Costa Universidade do Estado de Santa Catarina

Abstract

O fenômeno da evolução das mídias sociais é assunto frequente nas conversas informais, na mídia impressa, na televisão e em sites corporativos. Essa nova realidade dinâmica da comunicação e das relações é motivo de curiosidade e investigação para a maioria das organizações. O presente estudo busca analisar qual o comportamento do consumidor de cosméticos nacionais no microblogging Twitter, referenciados pelo enfoque de quatro empresas do setor pelo período de quinze dias. Para a coleta e análise dos dados, utilizaram-se ferramentas disponíveis na Internet e conhecimentos da netnografia aplicados à pesquisa quantitativa. Os resultados obtidos da análise de 3772 postagens demonstram diferenças nos comentários sobre as empresas, forma de atuação, posicionamento de mercado, produtos mais mencionados, representativos do panorama do mercado de cosméticos no Brasil. Conclui-se que o conteúdo das mensagens postadas é mais positivo do que negativo e que cada empresa estabelece relacionamentos diferentes no canal de comunicação.

Published
Jun 14, 2012
How to Cite
DELLINGHAUSEN, Cárlei Nunes; MONDO, Tiago Savi; COSTA, Jane Iara Pereira da. Beleza em 140 caracteres. Um estudo sobre o comportamento do consumidor de cosméticos brasileiros no Twitter. Revista de Negócios, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 56-77, june 2012. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/2086>. Date accessed: 29 nov. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n1p56-77.

Keywords

mídias sociais, comportamento do consumidor; Twitter; cosméticos; netnografia