PROPOSTA DE MODELO PARA AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DE CENTRAIS DE NEGÓCIO PARA A EMPRESA PARTICIPANTE - O CASO DA CENTRAL DE NEGÓCIO “REDE ÂNCORA DE AUTOPEÇAS”

  • Jose Lindenberg Julião Xavier Filho Universidade Federal do Ceará
  • Rogério dos Santos Chagas Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Cláudia Buhamra Abreu Romero Universidade Federal do Ceará
  • Márcio Roberto Sousa Carneiro Universidade Federal do Ceará

Abstract

O aftermarket de autopeças tem apresentado nas últimas 2 décadas diversas mudanças em seus canais de distribuição, demonstrando que o varejo de autopeças tem perdido aproximados 20% de participação no segmento entre os anos 1996 e 2003 (IBGE, 2006). Essa redução forçou tais empresas a deliberarem diversos movimentos para retomar tal participação, dentre estes movimentos encontra-se a formação de Centrais de Negócios. Em especial, uma Central de Negócio denominada “Rede Âncora de Autopeças” tem características de central de compra e tem por finalidade dotar de competitividade os varejistas no fator custo de aquisição, tendo influência nos estoques das empresas integrantes. Neste sentido esta pesquisa tem por objetivo geral “propor um modelo para relacionar os ganhos no fator preço de aquisição proporcionado pela participação na central de compras “Rede Âncora de Autopeças” e os custos logísticos decorrentes desta participação”. Para a realização deste estudo, com estratégia de pesquisa o estudo de caso único com abordagem quantitativa, propõe-se um modelo com o estabelecimento de alguns pressupostos, em virtude da não aplicação a uma situação real. Como consideração final percebe-se a necessidade de mensurar a contribuição proporcionada pela colaboração nas empresas participantes, tendo sido abordada a questão da contribuição pela análise da formação de estoques.

Published
Mar 10, 2011
How to Cite
XAVIER FILHO, Jose Lindenberg Julião et al. PROPOSTA DE MODELO PARA AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DE CENTRAIS DE NEGÓCIO PARA A EMPRESA PARTICIPANTE - O CASO DA CENTRAL DE NEGÓCIO “REDE ÂNCORA DE AUTOPEÇAS”. Revista de Negócios, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 113-136, mar. 2011. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/2072>. Date accessed: 16 oct. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n4p113-136.

Keywords

Central de Negócio; Colaboração; Estratégia; Estoques.