ALIANÇA NOKIA E GRADIENTE: ESTRATÉGIA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DO NEGÓCIO DE TELEFONE CELULAR

  • Marcos Alberto Castelhano Bruno
  • Cibele Barsalini Martins
  • Émerson Antônio Maccari
  • Milton de Abreu Campanário

Abstract

Ao longo das últimas décadas, o processo de globalização e seus efeitos foram amplamente discutidos em diversos setores (sócio-político-econômico). No âmbito empresarial, a internacionalização de mercados, dentre outros fatores, tem exigido ajustes estruturais e estratégicos das organizações. Assim sendo, este artigo objetiva analisar como as empresas vêm se adaptando a esta nova realidade, utilizando para isso o caso da aliança estratégica entre a Nokia e a Gradiente, formada para o desenvolvimento do mercado internacional de telefone celular. Os principais resultados da aliança estudada indicam que a Nokia obteve o ingresso e conhecimento do mercado brasileiro no segmento de telefone celular, além de reforçar sua marca e obter aumento do valor da empresa. A Gradiente por sua vez, fortaleceu sua marca, também aumentou o valor da empresa e ingressou em segmento de mercado ainda inédito para ela, o de telefone celular digital; além disso, acumulou conhecimento organizacional no uso da estratégia de cooperação para internacionalização de seus negócios.

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Published
Oct 2, 2007
How to Cite
BRUNO, Marcos Alberto Castelhano et al. ALIANÇA NOKIA E GRADIENTE: ESTRATÉGIA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DO NEGÓCIO DE TELEFONE CELULAR. Revista de Negócios, [S.l.], v. 11, n. 2, oct. 2007. ISSN 1980-4431. Available at: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/201>. Date accessed: 05 oct. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n2p%p.

Keywords

Globalização; Alianças estratégicas (Negócios); Telefonia celular