ALIANÇA NOKIA E GRADIENTE: ESTRATÉGIA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DO NEGÓCIO DE TELEFONE CELULAR

Marcos Alberto Castelhano Bruno, Cibele Barsalini Martins, Émerson Antônio Maccari, Milton de Abreu Campanário

Abstract


Ao longo das últimas décadas, o processo de globalização e seus efeitos foram amplamente discutidos em diversos setores (sócio-político-econômico). No âmbito empresarial, a internacionalização de mercados, dentre outros fatores, tem exigido ajustes estruturais e estratégicos das organizações. Assim sendo, este artigo objetiva analisar como as empresas vêm se adaptando a esta nova realidade, utilizando para isso o caso da aliança estratégica entre a Nokia e a Gradiente, formada para o desenvolvimento do mercado internacional de telefone celular. Os principais resultados da aliança estudada indicam que a Nokia obteve o ingresso e conhecimento do mercado brasileiro no segmento de telefone celular, além de reforçar sua marca e obter aumento do valor da empresa. A Gradiente por sua vez, fortaleceu sua marca, também aumentou o valor da empresa e ingressou em segmento de mercado ainda inédito para ela, o de telefone celular digital; além disso, acumulou conhecimento organizacional no uso da estratégia de cooperação para internacionalização de seus negócios.

Keywords


Globalização; Alianças estratégicas (Negócios); Telefonia celular



DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n2p%25p

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